ícone calendario08 de março de 2010

Mantenha sua bolsa limpa

semana da mulher blog int

Celular, batom, camisinha, chaves e… bactérias? Siiim. Esses germes capazes de provocar perigosas doenças podem estar, agorinha mesmo, pegando uma carona com você.

Quase todo mundo costuma dizer que toda mulher carrega um caminhão dentro da bolsa. A verdade é que somos apenas prevenidas. Quem de nós nunca precisou sacar de repente o batom ou a escova? O problema real é que, junto com adorados objetos ali guardados, transportamos no escurinho do zíper alguns germes nada amigáveis, prontos a provocar doenças que vão de um simples resfriado a algo ainda pior, como a gastroenterite.

88970173Pedimos ao biomédico paulista especialista em saúde pública Roberto Figueiredo, conhecido como o Doutor Bactéria do Fantástico, programa da Rede Globo, que apontasse os microorganismos que pegam carona conosco a tiracolo. Acredite: não há modelo Birkin, Hermès ou Dolce & Gabbana capaz de sair ileso dessa varredura. O melhor a fazer, claro, é a prevenção.

Conheça alguns dos objetos (necessários, é verdade) que são propensos ao abrigo de bactérias e aprenda a evitá-las

Chicletes, Balas e Guloseimas

O Doutor Bactéria é categórico: germes adoram qualquer alimento, em particular os que contenham umidade e açúcar. Em contato com a salmonela e o E. coli, uma simples goma de mascar facilmente causa diarréias e dores abdominais. Melhor manter tudo selado com plástico e eliminar as embalagens abertas no prazo máximo de 48 horas.

Absorvente Higiênico

Tanto o tipo tradicional quanto o tampão interno costumam ser envoltos em papel frágil, que se rasga com facilidade. Resultado: portas abertas para a sujeira que fica grudada no revestimento interno da bolsa. Para não arriscar pegar uma infecção vaginal, mantenha apenas um ou dois, dentro de um nécessaire menor, em saco plástico novo e lacrado.

Celular

Não vive sem ele? Esse é um dos objetos mais contaminados do mundo atual, garante Figueiredo. Sua sujeira é semelhante à encontrada na sola do sapato e pode conter todos os microorganismos presentes também no dinheiro, alerta. Para limpar seu aparelho, use álcool isopropílico. E todos os dias!

Batom

Para não adotar um sorriso amarelo (de doente), fuja dos com validade vencida. Se tiver hidratante na fórmula, é ainda pior, já que microorganismos amam umidade. Emprestou à amiga? Pode pegar herpes labial, candidíase oral (sapinho) e cáries. Contaminado, serve de trampolim ao Helicobacter pylori, germe causador da gastrite e da úlcera, diz o Doutor.

Carteira

“As notas contidas nela costumam passear por locais cuja imaginação mais fantasiosa jamais alcançaria, diz Figueiredo. Resumo da ópera: têm elevado nível de contaminação. Nosso rico dinheirinho transporta germes como o Staphylococcus aureus (provoca otite, conjuntivite, sinusite e doenças alimentares, entre as infecções) e a Candida albicans (causadora de candidíase e até unheiros), além de fungos das micoses. Mais: vírus responsáveis por gripes, resfriados e outras doenças nada agradáveis convivem ali numa boa. Para se proteger, lave bem as mãos. Géis anti-sépticos são úteis, mas não sem antes um pit stop na torneira. “Em vez de limpar, podem fixar a sujeira ali presente”, alerta ele.

Escova e Pente de Cabelo

Suas cerdas e dentes podem abrigar fungos da caspa e de várias infecções, sem falar no ácaro, o vilão das alergias. Deixar essa dupla perto de um alimento solto na bolsa (como maçã) é roubada – fios mortos (além dos cosméticos aplicados) servem de alimento para os germes. Para manter esse arsenal da penteadeira tinindo, lave tudo a cada dois dias com água e sabão. “Não é preciso ferver nem usar outros produtos químicos”, diz o biomédico.

fonte: www.mdemulher.com.br
foto: www.gettyimages.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *