Você conhece a Cranberry? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga – principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais das cistites.
Um trabalho da Cochrame Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de 10 mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta (Cranberry Juxx) poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres recincidêntes. No entanto, o trabalho não concluiu qual seria a dosagem de suco necessária.
Apesar dos indícios sobre os benefícios do cranberry serem bastante conhecidos e divulgados, Ricardo Able, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que os estudos não são conclusivos. “Nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos”, afirma. Além disso ele diz que o consumo do suco de cranberry merece cuidado. “Se tomado em excesso, pode provocar dessaranjos intestinais. Além disso, deve ser evitado por diabéticos, devido à frutose, e por quem toma remédios anticoagulantes , que podem interagir com substâncias presentes na fruta”,diz.
Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcles de Estudos avançados de Urologia do Hospital Síri-Libanês, em forma de suco e tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. “Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano”, dia. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém , que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. “É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves”.
Conta a lenda que os peregrinos serviram cranberries no primeiro dia de Ação de Graça, em Plymouth, juntamente com peru selvagem e “succotash”. Durante a 2ª Guerra Mundial, tropas americanas solicitavam em torno de um milhão de quilos de creamberries desidratadas, por ano, como forma de alimentação saldavel para os soldados.
Muitas são as denominações utilizadas para a fruta, mas foi com os colonizadores alemães e holandeses, que se chegou ao nome Cranberry, por que a fruta lembra a cabeça do pássaro Crane.
Um comentário sobre “Cranberry Contra Infecções Urinárias”
Nossa, muito interessante essa matéria. Com a chegada do verão muitas de nós mulheres sofremos com esse tipo de infecção, uma solução natural como prevenção e tratamento! Já esta na minha lista para as próximas compras!
Existe capsulas mas aqui no brasil ainda é muito caro, nos EUA é bem mais acessível.